Conta a lenda que uma noiva foi abandonada no altar pelo seu noivo, no desespero, saiu correndo, embarcou no primeiro trem que passava. Mas o desespero era tanto, que se jogou do trem e caiu dentro de um poço. Até hoje ninguém mais a viu. As pessoas do bairro contam que a noiva aparece à meia-noite no poço onde caiu.
Essa história surgiu em sala de aula a partir de uma pesquisa realizada pelos alunos da 7ª série sobre histórias extraordinárias (proposta do Projeto Ler é Saber) acontecidas no bairro. Então, os alunos foram conhecer o poço (foto ao lado) onde a noiva caiu, estudaram as características do gênero história extraordinária, analisando algumas histórias desse gênero e por fim, produziram um texto coletivo desse gênero. Logo, em grupo, produziram outro texto do gênero história extraordinária e apresentaram criando sons para determinadas partes do texto.
Você pediu para mim postar o texto da "Nova do Poço" em que fizemos coletivamente em sala de aula. Então vai lá...
ResponderExcluirA NOIVA DO POÇO
Em uma note de lua cheia, em Campo Vicente, bairro de Nova Hartz, Lindlva e seu noivo Manuel namorava felizes e resolveram marcar a data do casamento.
Os noivos preparram umafesta para comemorar esse acontecimeno tão especial, a noiva se arrumou toda, pegou carroça e foi para a igreja. Chegando lá, teve uma surprea. Todos os convidados estavam na igreja, menos Manuel.
Lindalva se desesperou, saiu correndo e pegou o trem. Não conformada, pois pensou que tinha sido abandonada no altar. Em um certo trecho, se atirou do trem e caiu dentro do poço.
Ninguém mais a viu e até hoje, quem passa próximo ao poço a meia-noite, vê a noiva de branco que pensou ser abandonada no altar.