quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A noiva do poço...



Conta a lenda que uma noiva foi abandonada no altar pelo seu noivo, no desespero, saiu correndo, embarcou no primeiro trem que passava. Mas o desespero era tanto, que se jogou do trem e caiu dentro de um poço. Até hoje ninguém mais a viu. As pessoas do bairro contam que a noiva aparece à meia-noite no poço onde caiu.

Essa história surgiu em sala de aula a partir de uma pesquisa realizada pelos alunos da 7ª série sobre histórias extraordinárias (proposta do Projeto Ler é Saber) acontecidas no bairro. Então, os alunos foram conhecer o poço (foto ao lado) onde a noiva caiu, estudaram as características do gênero história extraordinária, analisando algumas histórias desse gênero e por fim, produziram um texto coletivo desse gênero. Logo, em grupo, produziram outro texto do gênero história extraordinária e apresentaram criando sons para determinadas partes do texto.

Um comentário:

  1. Você pediu para mim postar o texto da "Nova do Poço" em que fizemos coletivamente em sala de aula. Então vai lá...

    A NOIVA DO POÇO
    Em uma note de lua cheia, em Campo Vicente, bairro de Nova Hartz, Lindlva e seu noivo Manuel namorava felizes e resolveram marcar a data do casamento.
    Os noivos preparram umafesta para comemorar esse acontecimeno tão especial, a noiva se arrumou toda, pegou carroça e foi para a igreja. Chegando lá, teve uma surprea. Todos os convidados estavam na igreja, menos Manuel.
    Lindalva se desesperou, saiu correndo e pegou o trem. Não conformada, pois pensou que tinha sido abandonada no altar. Em um certo trecho, se atirou do trem e caiu dentro do poço.
    Ninguém mais a viu e até hoje, quem passa próximo ao poço a meia-noite, vê a noiva de branco que pensou ser abandonada no altar.

    ResponderExcluir